Com a evolução da tecnologia, atualmente não é mais necessário comprar um sistema local e adquirir toda uma infraestrutura física para gerenciar sua clínica. De forma mais rápida e prática, você pode optar por contratar um software SaaS (Software as a Service), ou seja, um software como serviço.
Isso significa que em vez de comprar e instalar o software em seu próprio computador, o usuário contrata um fornecedor e acessa o sistema através da internet como um serviço. Em outras palavras, para ser mais didático, em vez de comprar uma ferramenta, você aluga a mesma se responsabilizando apenas por pagar as mensalidades.
É interessante observar que as empresas mais competitivas e modernas do mercado já optam pela opção SaaS e são muitos os motivos para essa escolha.
Por isso, preparamos este conteúdo para mostrar as principais diferenças entre esses dois modelos e o que tem levado as empresas a optarem pelo software como serviço.
Custo reduzido
O custo, certamente, tem um importante papel na decisão de muitas clínicas, afinal, o custo para o desenvolvimento ou aquisição de um sistema é alto e exige uma considerável expertise de TI. Já o software como serviço costuma encaixar mais facilmente no orçamento das empresas.
Em termos gerais, o modelo SaaS é mais barato do que a compra de um software em vários aspectos. Primeiro, com um software SaaS, não é necessário investir em hardware de servidor ou outras infraestruturas de TI para hospedar o software. Isso significa que as empresas podem economizar em custos de hardware, manutenção e atualizações.
Mas e se eu já tiver comprado um sistema? Vale a pena abrir mão e mudar para um sistema com mensalidade, sendo que não tenho custo mensal?
Na grande maioria das vezes, sim! Veja a seguir.
Comprou, mas não é seu
Antes de tudo, é importante esclarecer que, quando você compra um sistema, não está necessariamente "comprando o sistema", e sim o direito de usá-lo.
Isso significa que você não tem a propriedade do sistema, ou seja, você pode usar, mas não pode fazer modificações e adequações, nem mesmo vender para outras pessoas.
Atualizações no sistema
Você se lembra de como eram os celulares e as TVs há 5 anos atrás? Ou até mesmo os computadores e a própria internet? Pois então, o mundo evoluiu e a tecnologia da informação também avança de forma cada vez mais rápida.
Além disso, as demandas do setor e as necessidades para a gestão de clínicas médicas e psicológicas de trânsito sofrem constantes mudanças. Podemos dizer que tudo evolui, mas o sistema comprado não, afinal, quando você compra um sistema, o mesmo estará estático. Caso queira uma versão mais atual, terá que comprar.
Já no modelo SaaS, com um sistema adquirido como serviço, a empresa fornecedora é responsável por atualizar o software e mantê-lo eficiente diante das novidades do mercado.
No Wexer Drive, a sua mensalidade lhe dá direito a todas as atualizações e novidades que forem sendo disponibilizadas. O mundo evolui e a qualidade do nosso serviço evolui junto!
Assistência técnica
Outro fator importante é em relação à assistência técnica ao sistema. Já parou para pensar se for encontrado um pequeno erro em alguma função no sistema? E se o computador for formatado e precisar reinstalar o sistema? E se houver algum problema com o banco de dados?
Nem sempre, a pessoa ou a empresa que vendeu o produto irá garantir essa assistência após determinado período.
No Wexer Drive, sistema SaaS, a mensalidade garante esta assistência para a resolução de problemas enfrentados na utilização do sistema.
Treinamento e Suporte técnico
E quando surge uma dúvida sobre como fazer algo no sistema? Ou quando uma nova pessoa é contratada e precisa aprender sobre o sistema? Se o sistema for comprado, você precisará se responsabilizar por aprender sozinho ou para treinar um novo funcionário.
No Wexer Drive, sistema SaaS, temos uma equipe de suporte técnico à disposição para tirar todas as suas dúvidas e, inclusive, realizar novos treinamentos sempre que desejar.
Consultoria
Ao comprar um sistema, provavelmente, quem está do outro lado é uma empresa de TI especializada em criar sistemas.
No caso do Wexer Drive, somos uma empresa de TI, porém, especializada em gestão de clínicas de trânsito.
Ou seja, nosso suporte, além do conhecimento tecnológico, também entende do dia-a-dia da clínica. Entendemos a sua realidade, suas dores e desafios.
Por isso, trabalhamos todos os dias para encontrar formas de melhorar a sua gestão e o atendimento da sua clínica.
Precisa migrar para um novo sistema e modernizar sua gestão, deixando seus processos mais ágeis, eficientes e precisos? O Wexer Drive pode te ajudar.
Clique aqui para saber como podemos ajudar a sua clínica.