Você é estudante de Psicologia ou acabou de se graduar e tem interesse em atuar como Psicólogo do Trânsito?
O Psicólogo do Trânsito é o profissional responsável por tratar problemas relacionados ao trânsito, de desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores e de promover avaliações psicológicas em condutores e futuros motoristas, entre outras atividades.
Para entender mais sobre essa importante e promissora área e como atuar como um Psicólogo do Trânsito te convidamos a ler este artigo e a conhecer nossa ferramenta de gestão para clínicas do trânsito: Sistema Wexer.
O que é a Psicologia do Trânsito?
A Psicologia do Trânsito visa o estudo do comportamento das pessoas e os seus processos psicológicos no trânsito, assim como o contexto e os lugares específicos onde ocorrem.
Dentre as atividades realizadas estão a aplicação de testes psicotécnicos, elaboração de laudos e pareceres técnicos, perito em casos de acidente e reabilitação profissional, entre outros.
No Brasil, a maioria desses profissionais atuam em clínicas psicológicas do trânsito, credenciadas pelo DETRAN, realizando a avaliação psicológica de candidatos para a aquisição da carteira nacional de habilitação (CNH) e de condutores profissionais para renovação ou mudança de categoria.
Como trabalhar na área?
Para atuar na área, primeiramente o profissional precisa ser graduado em psicologia. Em seguida, é necessário realizar uma pós-graduação para se aprofundar neste campo de estudo, com carga horária de, no mínimo, 500 horas aulas, segundo aponta a Resolução CPF n.º 013/2007 e as novas adaptações da Resolução CPF n.º 03/2016.
Com o título de Especialista em Psicologia do Trânsito em mãos, é necessário que o profissional realize um credenciamento junto ao DETRAN, verificando as especificidades de cada estado do país.
Após o credenciamento, o psicólogo do trânsito pode optar por atuar em perito em casos de acidentes; em elaboração de programas de educação no trânsito; em centros de formação de condutores ou abrir a sua própria clínica do trânsito.
Importância do Profissional de Psicologia do Trânsito e como o Sistema Wexer pode ajudar na atuação
A Psicologia do Trânsito é uma especialidade que possui grande relevância social, já que as dificuldades no trânsito são cada vez mais recorrentes, com um aumento de 10% de internações por acidente de trânsito em 2021, como apontam os dados do site Portal do Trânsito.
A atuação desse profissional é de suma importância para a garantia de prevenção de acidentes e na promoção de maior segurança para a vida dos condutores, passageiros e pedestres.
Para que o trabalho do psicólogo do trânsito, que atua em uma clínica credenciada, seja feito de modo mais seguro e eficiente é necessário contar com um sistema de gestão específico e completo.
O Wexer é um software líder de mercado para gestão de clínicas psicológicas do trânsito, oferecendo inovação, agilidade e funcionalidades que otimizam o trabalho e agilizam o atendimento e todas as demandas administrativas do segmento.
Presente de norte a sul do Brasil, o Wexer, possui diversas funcionalidades como Dashboard; Agenda; Integração para emissão de NFS-e; Fechamento de Caixa, entre outros módulos para facilitar ainda mais o dia a dia das clínicas e a tomada de decisão.
Além do mais, a Wexer, acaba de lançar mais uma nova ferramenta para o mercado de Psicologia: o Wexer Psi. Um editor de texto inteligente que trabalha como um assistente digital para apoiar o profissional de psicologia na criação e edição de documentos psicológicos com maior produtividade.
Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e saiba como otimizar e agilizar o seu trabalho como Psicóloga(o) do Trânsito com as nossas potentes ferramentas.