Se você acompanha o nosso blog, já sabe que as operações das clínicas do trânsito estão cada vez mais informatizadas e voltadas para a agilidade, praticidade e segurança dos processos. É nesse cenário que a adoção de certificados digitais emerge como solução fundamental para as clínicas.

Vale lembrar que a transformação digital impactou não somente a gestão das clínicas, mas também modificou profundamente a forma como realizamos transações, compartilhamos informações e nos comunicamos. No entanto, essa crescente digitalização também trouxe desafios relacionados à segurança e autenticação.

Sendo assim, são os certificados digitais que garantem a integridade, autenticidade e confidencialidade das informações transmitidas e armazenadas na internet.

Neste conteúdo, você verá mais detalhes sobre o que é e como funciona um certificado digital, além de suas vantagens para a rotina das clínicas do trânsito.

 

O que é certificado digital?

 

Indo direto ao ponto, certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma credencial virtual, comumente usada para autenticar a identidade de uma pessoa ou organização em transações online. Ele é emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) confiável, que atesta a autenticidade das informações contidas no certificado. O certificado digital é protegido por uma senha ou chave privada, garantindo que apenas o titular autorizado tenha acesso aos dados protegidos.

Em outras palavras, podemos dizer que o certificado digital é um recurso que permite pessoas físicas ou jurídicas assinarem documentos digitalmente e se identificarem em ambientes online.

Traduzindo isso para a realidade das clínicas do trânsito, o certificado digital é importante para que você consiga fazer o acesso e liberação de condutores no sistema do Detran e para acessar e emitir Nota Fiscal no site da prefeitura.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o uso do certificado digital tem total validade jurídica, seja com órgãos públicos, tribunais, órgãos fiscalizadores, prefeituras, entre outras organizações. Com isso, usando essa tecnologia, você fica tão resguardado quanto se tivesse assinado documentos usando uma caneta.

 

Quais certificados digitais existem?

 

e-CPF e e-CNPJ

De maneira geral, estes certificados são usados para identificar pessoas físicas (e-CPF) e jurídicas (e-CNPJ) em transações com o governo, como declarações de impostos e envio de documentos eletrônicos.

 

NF-e e NFC-e

Já os certificados NF-e e NFC-e são usados para a emissão de notas fiscais eletrônicas, tornando os processos de compra e venda mais eficientes e seguros, ao mesmo tempo em que contribuem para a redução de burocracia e a preservação do meio ambiente.

 

Tipos de certificados de assinatura digital – A1, A3

Todos os certificados listados acima podem ser emitidos de duas formas: tipo A1, que é um arquivo digital, e o tipo A3, que é um componente físico (token ou smartcard).

 

Diferenças entre os dois principais tipos para assinatura digital: A1 e A3

Certificado tipo A1

O modelo A1 é um arquivo armazenado diretamente em seu computador, operando por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), enquanto a chave privada permanece no seu computador, protegida por um login.

Esse sistema proporciona uma camada adicional de segurança, uma vez que os dados não podem ser decodificados sem a combinação das chaves pública e privada. Em situações de invasões ou ameaças virtuais, é possível desativar o Certificado Digital como medida de segurança. Uma das principais vantagens do Certificado Digital no formato A1 é a sua praticidade, pois ele pode ser facilmente utilizado diretamente no seu computador.

Certificado tipo A3

Já o modelo A3 se diferencia do modelo A1 devido à necessidade de uma mídia física para armazenamento, geralmente um dispositivo como um cartão ou um token. Essa característica confere ao certificado a necessidade de ser transportado quando desejar utilizar em outro computador..

Benefícios do certificado A1 e porque ele é usado no sistema Wexer Drive

Preferido no mercado, o certificado A1 permite a instalação do mesmo certificado digital em diversos computadores simultaneamente. Além disso, o modelo A1 também pode ser inserido em softwares de emissão de documentos fiscais.

Além de apresentar as características de criptografia tradicional comuns aos certificados digitais, este modelo também incorpora um método de acesso adicional protegido por senha. Sem a senha correta, é impossível para terceiros instalar e acessar o seu documento. Veja mais vantagens:

Possibilidade de uso simultâneo

Como falamos anteriormente, uma das características mais atrativas do Certificado A1 é a sua capacidade de ser utilizado simultaneamente.

Isso significa que, com um único certificado A1, você pode instalar e utilizar em vários computadores simultaneamente. 

Você pode instalar o certificado A1 no computador da recepção da clínica, para que a secretária faça acesso e consulta de informações no site do Detran. Pode-se instalar o mesmo certificado no computador do médico, para acessar o sistema do DETRAN e fazer a liberação dos candidatos. Ainda é possível instalar o mesmo certificado no computador do contador da clínica. E ainda poderá também instalar no seu computador pessoal, para ter acesso de casa.

Isso tudo pagando por apenas um certificado.

Diferente do A3, que para ser utilizado precisa estar com a mídia física (token ou cartão) conectada ao computador. Se for preciso utilizar em outro computador, você precisará remover a mídia de um computador e levar para o outro. Muitas clínicas encontram como solução comprar 2 ou 3 certificados A3, gerando um custo bem maior, por desconhecerem a opção do A1.

Risco de perda

Os certificados do tipo A3, por exigirem uma mídia física, podem ser perdidos, caso o token ou cartão seja danificado ou perdido, levando a um novo custo de aquisição de uma nova mídia.

No caso do certificado A1, por ser um arquivo, você pode fazer cópias de backup. Ou seja, caso o arquivo seja perdido ou deletado, você poderá recuperar facilmente sua cópia de backup, sem qualquer custo.

Reduz os custos de aquisição

Por fim, o Certificado A1 é melhor em termos de custo-benefício. Ele oferece um valor de contratação reduzido principalmente pelo fato de dispensar a presença de periféricos externos, como o cartão e a leitora.

Conclusão

Como você pôde perceber, o certificado A1 possui várias vantagens, como o fato de não ter riscos de perda, fazendo com que seja adequado para sua rotina. Além disso, seus benefícios relacionados à praticidade é o que o coloca em uma posição de diferenciação frente a outros modelos.

No Wexer Drive, você se beneficia dessa tecnologia pois poderá utilizar seu certificado A1 na emissão de notas fiscais, ganhando segurança, agilidade e praticidade na rotina da sua clínica.

Vale lembrar que, com o Wexer Drive, você usufrui de:

  • Cadastros automatizados;
  • Agenda automatizada;
  • Emissão de nota fiscal automatizada;
  • Módulo para otimizar a gestão financeira;
  • Emissão de laudos;
  • Segurança de dados.


Clique aqui e aproveite a oportunidade para conhecer os benefícios do nosso sistema.

Sua rotina nunca mais será a mesma!